Notícias da Saúde em Portugal

Segunda-feira, 28 novembro de 2022

DGS

Apresentação do Relatório “Infeção por VIH em Portugal 2022”

A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para as Infeções Sexualmente Transmissíveis e Infeção pelo VIH, apresenta o Relatório “Infeção por VIH em Portugal 2022”, no próximo dia 29 de novembro, entre as 15h00 e as 16h30, no Auditório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em Lisboa.

Consulte o programa aqui:

OM

Ordem dos Médicos celebra 84 anos

A Ordem dos Médicos comemora 84 anos da sua criação pelo Decreto-Lei n.º 29/171 de 24 de novembro de 1938 honrando todos os médicos portugueses pelo trabalho que, todos os dias, colocam em prática para salvar vidas. Completam-se 84 anos de história na representação dos médicos, na defesa dos doentes e da qualidade da medicina, construindo um caminho de ética, dignidade, humanismo e solidariedade.

Jornal Dentistry

Estudo lança nova luz sobre a ligação entre bactérias orais e doenças

Investigadores do Instituto Karolinska, na Suécia, identificaram a bactéria mais comummente encontrada em infeções orais graves, num estudo publicado no Microbiology Spectrum.

"Os nossos resultados fornecem uma nova visão sobre a diversidade e prevalência de micróbios nocivos nas infeções orais", diz o professor Sällberg Chen. "A descoberta não é apenas importante para a medicina dentária, também nos ajuda a entender o papel da infeção dentária em pacientes com doenças subjacentes. Se uma determinada bactéria infeta e causa danos na boca, é muito provável que possa ser prejudicial para os tecidos em outros lugares do corpo à medida que a infeção se espalha."

SIC Notícias

Níveis de poluição em Lisboa são superiores ao tolerado pela OMS

Numa nota divulgada pelos autores do estudo, é explicado que foi feita a análise dos valores de dióxido de azoto (N02) e de partículas suspensas PM10, concluindo-se que, em certas zonas da cidade de Lisboa, "excedem os parâmetros aceites" pela OMS. Os investigadores constataram que, no período de análise, os valores de dióxido de azoto na cidade de Lisboa foram, em termos médios, de 71,08 µg/m3, "bem acima do patamar definido pela OMS", que é de 10 µg/m3.

Segundo alertam os autores deste estudo, a OMS refere que "a exposição ao dióxido de azoto e às partículas PM10 aumenta o risco de doenças crónicas, como infeções respiratórias agudas, doenças cardiovasculares, doença pulmonar obstrutiva crónica e cancro do pulmão.

Canal S+

Tratamento oncológico revolucionário pode iniciar-se daqui a dois anos

Um novo tratamento de radioterapia contra tumores, que utilizará radiação de eletrões de alta energia, foi apresentado na passada sexta-feira, dia 25 de novembro, no hospital suíço onde deverá começar a funcionar por volta de 2025.

Constituindo um importante avanço oncológico, o tratamento deverá aumentar a eficácia da radioterapia, reduzir custos e diminuir a exposição do corpo humano à radiação para apenas alguns milissegundos, reduzindo assim possíveis efeitos colaterais.

Reply

or to participate.